A WebQuest destina-se a discentes do 3º ciclo do Ensino Básico.
A proposta apresentada enquadra-se no Tema Organizador "Sustentabilidade na Terra", mais concretamente no tema: "Reacções Químicas".
No tema "Reacções Químicas" do documento Orientações Curriculares do currículo de Ciências Físicas e Naturais surgem duas sugestões de experiências educativas, uma relacionada com a solubilidade de diferentes substâncias em água e outra relacionada com reacções de precipitação.
A WebQuest pretende englobar estas duas sugestões, mostrando um leque variado de tarefas passíveis de serem executadas e sugerindo no final, outras possibilidades.
É conveniente que os discentes sigam a ordem das tarefas propostas.
Esta WebQuest é composta por 5 tarefas sequenciais.
A tarefa 1 deve ser realizada numa aula de 90 minutos, com preparação prévia da actividade experimental em casa.
A tarefa 2 também deve ser realizada numa aula de 90 minutos, com preparação prévia da actividade experimental em casa.
A tarefa 3 e 4 devem ser realizadas após as tarefas anteriores e devem ser feitas num período extra-aula.
A tarefa 3 deve ser proposta numa aula e deve ser concretizada até à aula seguinte, sendo apresentada na aula.
A tarefa 4 deve ser realizada após a tarefa 3, de forma faseada e sequencial.
A tarefa 5 deve ser realizada em casa, envolvendo os pais e/ou outros familiares na execução da mesma. Se houver necessidade, a docente pode enviar um documento para casa a solicitar a participação da família na tarefa e, na eventualidade, anexar umas orientações relacionadas com a tarefa.
O protocolo da actividade experimental "Solubilidade de diferentes substâncias em água" sugere algumas substâncias. Se não houver estes reagentes na escola, pode substituir por outros.
O protocolo da actividade experimental “Reacções Químicas” sugere uma determinada reacção de precipitação, contudo o docente pode substituir a reacção de precipitação por outra.
A visita de estudo a realizar, pode ser a uma das grutas, não necessariamente às Grutas de Mira de Aire, dado que pode não haver disponibilidade.
A proposta do guião dos discentes deve ser reformulada pelos docentes, considerando as sugestões dadas pelos discentes e entregue no dia da visita de estudo, para que todos os discentes tenham consigo o guião durante a visita e o possam preencher de forma individual.